Páginas

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Faça do Limão uma Limonada


No decorrer da vida, o homem passa por muitos obstáculos e diariamente trava uma luta de sobrevivência em diferentes aspectos. Cada vitória é um aprendizado, mas é preciso reconhecer, também, a infinidade de lições que se aprende quando se perde uma batalha.
É preciso estar atento para ser capaz de transformar um momento ruim em um aprendizado de bênção. É fazer do limão a limonada. O limão é azedo e insuportável, mas se transformado em limonada, torna-se um refresco maravilhoso.
É preciso ser um conhecedor da Palavra de Deus para transformar situações. A vida não é um limão, mas uma limonada. Na verdade, quando um cristão passa por desertos ou tribulações, Deus está lhe oferecendo a oportunidades de crescer no espírito.
O Senhor só permite que um filho entre em uma batalha quando já lhe garantiu as armas certas para conquistar a vitória. Se alguém que diz conhecer a Deus tem colecionado limões ao longo de sua vida, certamente nunca conheceu a Sua glória.
Confiar é o primeiro passo. De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam. (Hebreus 11:6) Fé é confiança, é preciso confiar em Deus. E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação pela Palavra de Cristo. (Romanos 10:17). Um cristão que não tem uma vida de oração e leitura da Palavra raramente experimentará coisas grandes em sua vida.
Pessoas que não reagem diante de uma tribulação acumulam perdas espirituais. Se o cristão se acomodar em meio às lutas que surgirem em sua vida, certamente vai desenvolver um espírito crítico contra seus irmãos em Cristo. Terá incapacidade de reconhecer os seus próprios erros e será alvo fácil nas mãos do inimigo.
É preciso de alimento para se manter de pé. A Palavra de Deus é o pão vivo que desceu do céu. Um cristão que não lê a Bíblia pode ser comparado a uma pessoa que não come. A falta de vitamina e sais minerais dentro do organismo humano gera doenças e a gradativa falência de órgãos.
Com a vida espiritual não é diferente. Uma pessoa que não se alimenta da Palavra de Deus desconfia se as promessas bíblicas são verdadeiras e se podem ser realizadas em sua vida. Uma pessoa fraca, com o tempo passa a responsabilizar a Deus pelos seus fracassos.
O Salmo 73 relata a história de Asafe, que viveu uma crise pessoal, sem perceber o cultivo de perdas espirituais. Asafe quase saiu dos caminhos de Deus para agir como os pecadores porque se achou injustiçado.
Asafe ficou furioso por perceber que os ímpios (aqueles que não andam como Deus quer) tinham sucesso e prosperidade, por sua vez, os que tinham coração puro (os que fazem a vontade do Senhor) acabavam sofrendo diariamente.
Quando Asafe resolveu correr para os braços de Deus conseguiu entender o verdadeiro significado daqueles que servem e daqueles que não servem a Deus. Até que entrei no santuário de Deus e compreendi o destino dos ímpios. (Salmos 73:17) Asafe resolveu abrir o seu coração para Deus e parar de se angustiar, derramando, assim, as suas indignações e queixas diante do Trono de Deus.
Mais à frente, Deus mostra ao salmista que o pecado não ficará impune, pois os ímpios estarão constantemente em terreno escorregadio e caindo em ruína. São destruídos de repente e completamente tomados de pavor, são como um sonho que se vai quando acordamos.
Por outro lado, Deus deixa explícito na Sua Palavra o Seu amor pelos justos e o Seu desprezo pelos que insistem em promover a maldade. Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males. (1Pe 3:12)
Por essa razão é que o cristão precisa sempre fazer do limão uma limonada. Sabendo que Deus sempre o livrará do mal e dará a vitória em sua mão, em todo tempo.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário