Páginas

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Saber Interpretar

Um sultão sonhou que havia perdido todos os dentes. Logo que despertou, mandou chamar um adivinho para que interpretasse seu sonho.
- Que desgraça, senhor! - Exclamou o adivinho - Cada  dente caído representa a perda de um parente de vossa Majestade.
- Mas que insolente - gritou o sultão, enfurecido - Como te atreves a dizer-me semelhante coisa? Fora daqui!
   Chamou os guardas e ordenou que lhe dessem cem açoites. Mandou que trouxessem outro adivinho e lhe contou sobre o sonho. Este, após ouvir o sultão com atenção, disse-lhe:
-Excelso Senhor! Grande felicidade vos está reservada. O sonho significa que hoveis de sobreviver a todos os vossos parentes.
   A fisionomia do sultão iluminou-se num sorriso, e ele mandou dar cem moedas de ouro ao segundo adivinho. E quando este saído do palácio, um dos cortesãos lhe disse admirado:
- Não é possível! A interpretação que fizeste foi a mesma que o seu colega havia feito. Não entendo porque ao primerio ele pagou com cem açoite e a ti com cem moedas de ouro.
- Lembra-te meu amigo - respondeu o adivinho- Que tudo depende da maneira de dizer. Um dos grandes desafios da humanidade é aprender a arte de comunicar-se. Da comunicação depende, muitas vezes, a felicidade ou a desgraça, a paz ou a guerra.
Falando da Historia: Hoje em nosso dia-a-dia a coisa mais difícil e saber comunicar. Quantas pessoas perde a paz ou até a vida por falar algo de qualquer jeito e o outro que ouvi faz a sua interpretação sem questionar e ai começa um grande confusão.
A verdadeira arte de se viver bem e saber falar bem e interpretar o que ou outro diz, ai sim termos relacionamentos mais saúdaveis e verdadeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário