Páginas

domingo, 4 de setembro de 2011

O SONHO DO SAPO (cordel infantil)


Que bom se uma menina
Elegante e fina
Meu canto escutasse
E de leve me beijasse
 
Para que príncipe eu virasse.
Ficou louco? Acorda, sapo!
Isso é uma bela história
Da dona carochinha.
 
Sapo é sapo, fim de papo,
Vivendo na lagoa ou no rio,
E eu te acho muito guapo
Adoro o teu vozeirão.
 
Sapinha danadinha
Não queira você mudar
Minha forma de sonhar
Príncipe serei um dia
 
Ao me beijar uma mocinha.
Pode esperar ao sol,
Até falar espanhol
É mentira da carochinha
 
Sapo não vira príncipe
Nem aqui nem na China.
Mas que sapinha invejosa
Só diz palavras horrorosas
 
Verás que ao entardecer,
Antes do sol se esconder,
Virá a bela Mirinha
Com sua fada madrinha
 
Para o meu sonho realizar.
Pois sim! Eu pago pra ver
Esse fato acontecer
E muito irás chorar
 
Pelo impossível desejar.
E à tardinha chegou à lagoa
A mocinha a cantar,
E ao ver a linda pessoa

Pôs-se a coaxar o sapo
Estufando seu papo.
Olhando para o bichinho
Com um estranho beicinho
 
Disse a menina Mirinha:
Que sapo mais feio!
E chegou batendo a asinha
A borboleta em volteio
 
Dizendo bem alto:
Contente-se com a sua forma
Não queira mudar a natureza.
Existe tanta beleza
 
No seu modo de servir
Controlando os insetos,
E isso eu posso garantir
Nenhum príncipe faz.
 

Autora: Maria Hilda de J. Alão
*Comentário: O próprio cordel já tem sua moral, a importancia de cada um, e mosta que Deus não erra nunca, se te fez assim e porque sonho com você assim e é assim que você tem uma missão a realizar.
Mas gostaria de falar da forma encantadora de conta história que atráves do cordel, sabemos que e um modo antigo nordestino de fazer isso mas que cada dia vem se destacando justamente pelo poder que ele tem de prender a atenção das pessoas e um dica perfeita para fazer as crianças concentra em algo hojé. Já imaginou um teatro feito com este cordel? Fica ria muito bonito ainda mais feito com a própria criança. Fica ai a dica, sem falar o belo trabalho de discussão que a moral da história nos traz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário