Páginas

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Dia do Pedagogo - Parabéns a todos Pedagogos




Hoje dia 20 de Maio, e para mim e para todos os pedagogos um dia de comemoração, há 6 anos foi instituído pelo Decreto de Lei nº 7.264, de 20 de Maio de 2010, proposto pelo Deputado Eduardo Gomes, o Dia Nacional do Pedagogo no país.
Apesar de ser dia de festa a comemoração que queremos está longe de acontecer, pois apesar de toda a importância que tem a carreira de um pedagogo, somo bastante desvalorizado e como se não tivesse muita importância a profissão.
Ainda somos os profissionais graduados com menor salário e as condições de trabalhos bem estas nem precisamos comenta.
Pedagogo não é fácil, requer dedicação, confiança e perseverança. Hoje em dia ser Pedagogo em uma sociedade tão competitiva e consumista não se torna uma profissão muito atraente, e realmente não é. Pois os valores, as crenças, os princípios, os desejos estão aquém do intelecto humano.
Mas você deve se pergunta porque ainda se tem pedagogo por ai?
Eu digo com uma simples palavra é Paixão, amor evocação.
Somos pessoas que acredita em uma educação de qualidade. Que acredita nem um futuro melhor para nosso jovens, adolescente e crianças.
Nas o que é ser pedagogo hoje em dia?
Ser Pedagogo não é apenas ser Professor, Mestre, Tia, Coordenadora, Supervisora, Orientadora, Dona de escola. É mais do que isso, é ser responsável.
Ser Pedagogo é ser herói, pois sabemos das dificuldades que se encontra nesta profissão no dia a dia. Ser Pedagogo é saber conhecer seu caminho, sua meta, e saber atingir seus objetivos. Ser Pedagogo é saber lidar com o diferente, sem preconceitos, sem distinção de cor, raça, sexo ou religião.
Ser pedagogo e que temos em nossas mãos o futuro de muitos médicos, dentistas, farmacêuticos, engenheiros, advogados, jornalistas, publicitários, padres, políticos qualquer profissão, ela pequena ou grande, lá estamos nos ensinado a pega no lápis e a fazer a suas primeiras letras.
Ser Pedagogo é ser responsável pela vida, pelo caminho de cada um destes profissionais que hoje na faculdade e na sociedade nem se quer lembram que um dia passaram pelas mãos de um Pedagogo. Mas passou e quantos outros irão passar.
Temos em mãos a mudança de um Brasil e mundo melhor e as vezes as pessoas nem se quer lembra que precisamos sermos valorizado para continuar a nossa formação para melhor atender ao mundo. Não temos apenas uma vocação mas temos a vocação das vocações.
Ser Pedagogo é ser mais que profissional, é ser alguém que acredita na sociedade, no mundo, na vida, nas pessoas e no seu potencial.
Hoje a sociedade globalizada está muito voltada para a vida materialista. As pessoas perderam-se no caminho da dignidade e optaram pelo atalho da competitividade, é triste pensar assim, muito triste, pois este é o mundo dos nossos filhos, crianças que irão crescer e tornar-se adultos. Adultos em um mundo muito poluído de ideias e sentimentos sem razão. Adultos que não sabem o que realmente são. Alienados, com interesses voltados apenas pelo Ter e não pelo Ser. Ser Pedagogo é ter a missão de mudar não uma Educação retorcida, mas ser capaz de transformar a sociedade que ainda está por vir. Pode ser utopia pensar assim, mas como Pedagogos temos a capacidade de plantar hoje nesta sociedade tão carente de valores, sementes que um dia irão florescer. E quem sabe essa mesma sociedade que hoje é tão infértil possa colher os frutos que só a Pedagogia pode dar.
E o que Desejo a todos pedagogo e coragem para continuar na luta, fé para continuar acreditado nas pessoas, e esperança para saber que tudo um dia vai ser melhor.
Parabéns e que Deus nos abençoa, hoje sempre!

"Educar e educar-se, na pratica da liberdade, é tarefa daqueles que pouco sabem, por isto sabem que sabem algo e podem assim chegar a saber mais, em diálogo com aqueles que, quase sempre, pensam que nada sabem, para que estes, transformando o seu pensar, que nada sabem em saber que nada sabem, possa igualmente saber mais" (Paulo Freire).

Nenhum comentário:

Postar um comentário