Páginas

terça-feira, 29 de maio de 2012

Ver a Vida com os Olhos de Deus!

Hoje pensei em fala de suicidio, mas lembre do meu amodado Santo Dom Bosco que dizia para que a gente deixe de fala da feiura do pecado e acostuma a fala da beleza da virtude. E é exatamente isso que vou fazer. Fiquei sabendo a pouco de um jovem muito querido que conheci e que muito admirava pela sua alegria e forma de comunicar. Que chegou a loucura do suicidio. Fiquei me perguntado como alguém como ele tem coragem ou corvardia de fazer algo assim com o presente que Deus deu a gente.
Não e facil responder, afinal esta vida de facil não se tem muita coisa, mas e nossa e Deus pediu para que cuidasemos da melhor maneira. Mas pensando em tudo isso cheguei a conclusão que precisamos aprender a olhar o mundo com os olhos de Deus...Só assim verémos a beleza a onde só ele e capaz de ver e conseguiremos notas a vida como só o Divino foi e é capaz. Precisamos nota na historia tantas pessoas que sobreram viver assim, e ai esta a diferencia destas pessoas para nós elas vieram com os olhos de Deus e foram capaz de ser feliz e fazer feliz as pessoas a sua volta. Só com este olhar sou capaz de amar verdadeiramente alguém e dela cuida. Vejamos uma bela reflexão sobre o assunto.
Samuel, um dos mais respeitados líderes da história do povo de Israel, recebeu um comando especifico de Deus: ungir um rei para Israel que substituísse a Saul. Com este propósito foi a Belém, à casa de Jessé, para, dentre os seus filhos, consagrar um novo rei a Israel.
Na casa de Jessé, ao colocar os olhos em Eliabe, ficou impressionado com sua aparência e seu porte físico e logo pensou: “Certamente está diante de mim o rei de Israel”, 1Sm 16: 6. Naquele exato momento Deus lhe advertiu: “O Senhor não vê como vê o homem”.
Séculos se passaram desde a experiência vivida pelo profeta Samuel em Belém de Judá. No entanto, esta mesma verdade continua ecoando nos dias de hoje: Deus não vê como vê o homem.
Por desejar ungir um rei a Israel, vendo apenas com seus olhos humanos, Samuel foi advertido. Apesar das melhores intenções, o olhar humano é sempre superficial, aparente ou imediatista. A forma como Deus vê é diferente da visão humana. A visão de Deus é muito mais abrangente. Podemos afirmar que:


 A visão de Deus é sempre otimista
Isto significa que Deus vê sempre o que há de melhor e sempre de forma positiva. Muitas pessoas, e mesmo entre os cristãos nascidos de novo, se sentem incapacitadas, intimidadas, não conseguem ser felizes e vencedoras. Quais seriam as razões?
- Uma das razões é o fato de termos uma visão errada de nós mesmos: temos a facilidade de ver nossos defeitos, falhas e fracassos, que se AGIGANTAM dentro de nós e nos intimidam, roubando-nos as oportunidades de uma vida harmoniosa, feliz e vitoriosa.
- Outra razão é o fato de termos uma visão errada dos outros. Como veríamos Gideão estremecido de medo dos midianitas? Um covarde? Um moleirão? Alguém sem honra e credibilidade? No entanto, Deus viu nele um homem valente, Jz 6: 12.
Como olharíamos o Moisés desterrado, fracassado, sem perspectiva alguma de futuro, habitando de favores na casa de seu sogro Jetro? Deus contemplou naquele homem atrás do rebanho do sogro, o grande libertador para Seu povo Israel.
A verdade é que nem Gideão, nem mesmo Moisés se achavam capazes de tais façanhas. Eram tímidos, pois tinham uma visão distorcida de si mesmos.
Em fatos como esses, encontramos a grande diferença entre o homem e Deus. O homem vê a fraqueza; Deus vê a potencialidade. Deus chama os tímidos, os rejeitados, os esquecidos e os faz valentes e vencedores.

 A visão de Deus vai além das aparências
Vamos considerar o que os homens costumam ver e a valorizar: os dons, a beleza exterior, o nível social, a cultura, a formação familiar, a capacidade intelectual, os dotes físicos e uma porção de outros elementos que têm seu valor, mas aos olhos de Deus são superficiais.
Ficamos presos às aparências, vemos apenas o rótulo e não o conteúdo. Lembra-se de Samuel? Valorizamos demais o que é superficial e visível apenas aos olhos. Deus vê as motivações do coração.
Por esta razão somos facilmente enganados. Valorizamos e desvalorizamos, acreditamos e deixamos de acreditar, julgamos e somos julgados somente pelas aparências. E, como diz o ditado popular: as aparências enganam. Por isto é rejeitado o pequeno, o fraco, o pobre, o sem estudos, o que não é belo e assim tais pessoas são intimidadas e chegam a ser condenadas a uma vida sem chances, sem horizontes e sem oportunidades.
Certamente Jessé nunca traria Davi à presença do profeta Samuel. Aos olhos de seu pai, Davi não era importante. Isto acontece porque só olhamos o que está diante de nossos olhos. Ver com os olhos de Deus é ver além do que enxergamos, é ver além das aparências.


 A visão de Deus revela o futuro
Deus olha para você sabendo quem você será amanhã. Isto é muito gratificante.
Eliabe foi rejeitado por Deus apesar de sua aparência, formosura e porte atlético. 1Samuel 17: 13 e 24 registra que os três filhos mais velhos de Jessé tinham seguido Saul à guerra: Eliabe, Abinadabe e Samá. E que, juntamente com todos os outros homens de Saul, fugiram ao ser desafiados pelo filisteu Golias. Porventura poderia algum destes ser o rei de Israel?
Quem diria que o medroso Gideão se tornaria no grande general que libertaria Israel dos midianitas? Que o tímido Moisés seria o grande libertador de seu povo? Que o jovem e esquecido pastor de ovelhas Davi venceria o gigante e seria o ungido rei de Israel? O que podemos dizer a respeito de sua vida? Da minha vida?

            Pensando na forma de ver de Deus,

            sugiro a você algumas orientações:
1. Nunca subestime o que Deus pode fazer em sua vida. Ao se escusar, Moisés não poderia mensurar o que Deus havia preparado para realizar através dele.
2. Não subestime o que Deus pode fazer na vida das pessoas. Os irmãos de José e seu próprio pai se enganaram ao subestimar os sonhos que Deus havia colocado em seu coração.
3. Creia que a ação Deus na sua vida vai surpreender a muitos. Considere os casos citados de Davi, Gideão, Moisés e José.
4. Entenda que Deus escolhe pessoas para fazê-las grandes em Suas mãos. Deus pode escolher você exatamente por não ser nada aos olhos dos homens. Deus pode escolher você porque ninguém jamais o escolheu.  Lembra-se de Davi?
 Concluindo. Agora que você já sabe como é que Deus vê, lance fora de sua vida toda frustração, todos os fracassos e toda timidez. Liberte-se do medo, olhe para Deus e viva como um vencedor. Olhe para as pessoas e comece a enxergá-las de uma maneira melhor. Tome a decisão de, a partir de hoje, ver primeiramente como Deus vê, e os resultados serão surpreendentes.
Que este jovem que tanto ame e amo que já esta nos braços de Deus perceba o quanto e bom viver. E interceda por tantos jovens que como ele esta aqui na terra a descobri o verdadeiro caminho da felicidade.
 

Um comentário:

  1. Oi Thati, parabéns pela linda postagem.
    Meu blog está sorteado um livro da escritora Gisela Borges, passe por lá para participar.
    Beijos, ótima semana

    ResponderExcluir